OS IRMÃOS DA CARIDADE


Os Irmãos da Caridade é uma instituição católica de irmãos religiosos e membros associados ao serviço das pessoas que mais necessitam no campo da educação e da saúde.  O instituto foi fundado em 1807 por Peter Joseph Canon Triest, em Ghent, na Bélgica, que também fundou outras três congregações religiosas inspiradas pela espiritualidade vicentina.  A congregação tem como padroeiro São Vicente de Paulo e está presentes em 30 países. 

O reverendíssimo Padre Peter Joseph Triest , cônego de Santa Bavon de Ghent , em virtude de seus serviços em prol da caridade, foi cognominado o Vicente de Paulo de sua Bélgica natal, e foi três vezes decorado por mãos real com a maior ordem cívica do país.

O objetivo especial desta congregação é a santificação dos seus membros no estado religioso pelo exercício das obras de caridade, que, no espírito de seu fundador abraça todas as fases do sofrimento moral e físico.  Elas consistem em uma forma especial de cuidar do doente, dos idosos e das pessoas doentes mentais, em instruir e educar crianças.  


A atuação da Congregação logo repercutiu em várias comunidades da Bélgica, atendendo inúmeras pessoas nas mais diversas dificuldades, expansão essa visada por bispos estrangeiros, que solicitaram irmãos de vários países,  América do Norte, Inglaterra 1882, Holanda 1894. A Irlanda, por sua vez se tornou grande e próspera província.  Houve no início do século 20 três casas na Inglaterra, um na Irlanda e duas na Holanda.  A província americana foi fundada em 1865 com a chegada de cinco irmãos belgas em Montreal, a congregação foi constituída em 1869 sob o título de Irmãos da Caridade de São Vicente de Paulo de Montreal.  

Os irmãos começaram com o cuidado de idosos. Este primeiro trabalho apostólico continua até hoje e tem vindo a desenvolver especializações para os pacientes que sofrem de Alzheimer e outros tipos de demência senil. 

A presença na ação sócio-educativa iniciou diretamente na educação. Em 1809, o irmão Jan porteiro do hospício Byloke, começou a ensinar o alfabeto para alguns meninos de rua no portão.  Ensino desenvolvido em inúmeros estabelecimentos de ensino nas creches, ensino primário e secundário.  Em 1820, um noviço Brother foi enviado para Namur, a fim de fazer um curso de formação de professores com os Irmãos das Escolas Cristãs.  Irmão Bento, o diretor da escola primária em Bruges, traduzido e publicado um livro sobre educação de São João Batista de La Salle em 1825.  No Brothers orfanatos, muita atenção foi dado ao ensino das crianças, esta tendência foi mantida nos institutos mais tarde para pessoas com deficiência. Algumas escolas técnicas foram estabelecidos. 

A atenção para as pessoas com deficiência iniciou em 1823, quando dois irmãos foram encaminhados para o Instituto Prof HD Guyot em Groningen, a fim de preparar o início da escola para surdos no Byloke.  Em 1825 e 1835, a educação para crianças surdas foi iniciada em Gand e em Bruxelas, respectivamente. Desde 1877, crianças com deficiência mental foram acomodados em um instituto especial em Ghent. Os Irmãos da Caridade estão envolvidos no cuidado dos doentes mentais na Bélgica desde 1815.  

Os Irmãos da Caridade estão alocados em diversos países em prol do crescimento do outro, o trabalho iniciado na educação e depois a pessoas com deficiência envolve a caridade, o olhar para o outro como ser único amado por Deus, visando a transformação da sociedade em uma realidade justa e solidária, através de uma ação educativa, transformadora, libertadora, conceito que define a atuação da Associação Estrela da Manhã. 

A Congregação Irmãos da caridade é baseada na espiritualidade da Caridade, na fé que Deus é amor, e tem como pedagogia o envolvimento com todas as pessoas a serem sinais de esperança e de ressurreição para todos os seres humanos, especialmente aqueles que estão em risco de marginalização.